Últimas Notícias

Compartilhe

Festival Gastronômico de Jaú começa sábado

botucatublogger | 20:49 | 0 comentários

Realizado na cidade de Jaú (47 quilômetros de Bauru) durante o mês de abril (aniversário de Saul Galvão), um dos objetivos do Festival é a valorização dos bares, restaurantes e chefes locais, oferecendo um evento que incentive e promova a inovação e destaque os estabelecimentos participantes, que apresentarão este ano sua versão e interpretação da gastronomia francesa. Evento começa neste sábado e vai até o dia 23 de abril. 
 
Sobre a temática escolhida, o Festival Gastronômico Saul Galvão pretende desmistificar que a boa gastronomia é inacessível e cara demais. “Quando falamos de gastronomia francesa, é comum pensar em bistrôs, vinhos e queijos caros, porém, além de ser o berço de diversas gastronomias e métodos, a França é rica em comida de rua e em pratos simples e deliciosos. Mas mais do que isso, Saul tinha uma paixão por Paris e foi lá que se aprofundou no assunto, o país colaborou muito para sua trajetória e carreira”, ressalta Marcelo Arradi, publicitário da comissão organizadora.  
 
O Festival Saul Galvão vem para unir os amantes da culinária, pessoas que gostam de experiências novas e conhecer novos locais para degustar a boa comida. Durante o Festival, serão também realizados workshops e minicursos na área da gastronomia voltados para o público em geral. “Jaú e região poderão saborear da criatividade dos chefs locais especialmente para o festival, e aproveitar também a agenda cultural e de cursos durante o período” – afirma Celina Sanzovo, também da comissão organizadora.   
 
Não é só no nome que a França se fez presente na vida deste ilustre Jauense. Saul Galvão de França Junior adorava ir à França (nos anos 90, comprou inclusive um apartamento em Paris) e, aproveitando as viagens, fez estágios em restaurantes ilustres, como o Troisgros. Esse contato foi fundamental para Saul se tornar um dos maiores críticos gastronômicos do país. 
 
Saul foi um expert na arte de informar sobre comidas e bebidas, como jornalista, dedicou-se por mais de 30 anos à crítica gastronômica, tendo lançado diversos livros sobre o tema, além de ter escrito para o Estadão no caderno Paladar.  Como dizia Saul, "O negócio é passar bem". A primeira atividade será na segunda-feira com workshop marketing gastronômico no Senac das 19h às 22h. No dia 6 de abril, tem palestra fatores chaves de sucesso para bares e restaurantes no auditório do Senac Jaú, às 19h, com consultor Vitor Moura do Sebrae-SP. No dia 6 de abril é a vez do workshop de cervejas especiais na Tribo do Gole (R. Pereira de Toledo, 237), das 19h às 21h Neste workshop vai anordar sabores e variedades sobre os diferentes tipos de cervejas e sua produção. Serão 5 diferentes rótulos para degustação guiada com sommelier profissional.

Vagas Limitadas. Inscrições e informações: Tribo do Gole – Tel. (14) 3416-9215. Já dias 10 e 11 de abril, minicurso de culinária francesa no Sesi, das 18h30 às 20h30. No dia 11 de abril, workshop de vinhos na Galeria Hotel (av. Deputado Zien Nassif, 900), das 19h às 21h.  Tema preferido de Saul, o vinho e seus variados tipos são o assunto desse workshop voltado para quem trabalha e se interessa pela área. Ministrado pelo Professor Carlos Wagner, do SENAC de Águas de São Pedro. Vagas Limitadas. Inscrições e Informações: Senac Jaú – Tel. (14) 2104-6400.

No dia 17 de abril, palestra marketing digital para restaurantes no Sindicalçados de Jaú (Pç. Gildo Renda,15), 19h30 às 21h. Público: Empresários ou pessoas que pretendem empreender no ramo da gastronomia.

Inscrições e Informações: Tel. (14) 3601-1232. No dia 18 de abril tem oficina ganhe mercado no Senac Jaú (rua São Sebastião, 145), às 19h, com consultor Sebrae/SP Inscrições e Informações: Tel. (14 ) 3104-1710. 

Category:

0 comentários

Ultimas Notícias

Loading...